domingo, 22 de janeiro de 2012

Ato em Curitiba em Solidariedade ao Pinheirinho



















Atos em defesa ao Pinheirinho estão sendo convocados em todo o País.
Em Curitiba ele será dia 23 de janeiro às 17h na Boca Maldita.

A operação policial aconteceu neste domingo (22 de janeiro) pegando os moradores de surpresa, porque os policiais agiram em desacordo às determinações da Justiça Federal. Há relatos de mortos e feridos, tudo em nome da especulação imobiliária.

O terreno é pertencente ao megaespeculador Naji Nahas, porém a propriedade não cumpre sua função social e tampouco os impostos são pagos.

SE MORADIA É UM PRIVILÉGIO, OCUPAR É UM DIREITO!

Confirme sua presença no Facebook:

Ato em Solidariedade ao Pinheirinho - Curitiba

Ato Nacional em Solidariedade ao Pinheirinho

sábado, 14 de janeiro de 2012

Em Defesa da Ocupação Pinheirinho!

Do site da ANEL Nacional

Não à reintegração de posse! Em defesa da Ocupação Pinheirinho!


Nas últimas semanas, o pânico tomou conta dos mais de 9 mil moradores da Ocupação Pinheirinho, em sua maioria mulheres, crianças e idosos. Desde 2004, a ocupação existe por conta do grande déficit habitacional que existe em São José dos Campos. Por falta de políticas públicas que garantam a moradia dessas famílias, ocuparam uma área até então abandonada da falida Selecta Naji Nahas.

Há poucas semanas, a juíza Márcia Faria Mathey Loureiro retomou o processo, há anos estagnado, de reintegração de posse do local, o que obrigaria desalojar mais de 2 mil famílias moradores da Ocupação. Desde então, os moradores estão em estado de alerta. No dia 5/01, uma mega operação militar foi realizada, com a justificativa que buscavam apreender drogas e foragidos da justiça, com uma clara ameaça à população.

A Ocupação Pinheirinho é parte da CSP Conlutas, central sindical e popular. É um exemplo de unidade entre o sindicato de metalúrgicos de São José dos Campos, filiado à central, e o movimento popular. Seus moradores sempre estão na luta, prestando todo o apoio e solidariedade às batalhas dos trabalhadores e da juventude. Estiveram presentes no I Congresso da ANEL, apoiando os estudantes.

A ação de reintegração de posse tem o apoio da Prefeitura, governo do Estado e federal. Representa um duríssimo ataque à população e a toda a resistência e luta que acumularam ao longo de 9 anos da Ocupação. Nesse momento, precisamos aglutinar o máximo de apoio e solidariedade aos companheiros do Pinheirinho. Não podemos deixar que se concretize a reintegração de posse, e para isso, será necessário unir esforços entre movimento sindical, popular e estudantil.

-- Assine o abaixo-assinado contra a desocupação do Pinheirinho: 

sábado, 7 de janeiro de 2012

Nova carteirinha da UFPR também servirá como cartão do banco Santander


Não, você não leu errado. Eu sei, quando vi isto no site da UFPR questionei meu estado de consciência. Estaria louco? Realmente alguém não está em seu juízo perfeito, e ao que tudo indica não é uma única pessoa. Pessoas estas que estão na reitoria, na UNE, no Santander, e, portanto, no próprio governo.

Expliquemos. Segundo a breve notícia, os novos cartões serão destinados aos estudantes a aos funcionários. Estão sendo desenvolvidos em parceria com o Banco Santander, terão chips que permitirão o acesso às instalações da universidade, além de poderem ser usados também como cartões de débito bancário. Para dar “legitimidade”, a notícia colocou uma foto de uma reunião com supostos “representantes” dos estudantes. Não era o DCE, era a UNE. Mais especificamente o presidente da UPE – União Paranaense dos Estudantes, e que sequer estuda na UFPR.

NÃO NOS REPRESENTAM!
A União Nacional dos Estudantes e entidades similares nos níveis estaduais e municipais e da educação básica passaram por um intenso processo de burocratização. Atualmente a UNE não tem autonomia política e financeira, é um braço do governo no movimento estudantil. No último congresso da UNE, 2011 em Goiânia, o próprio Lula agradeceu a “lealdade na adversidade”. Em suma, estão por aí para defender toda e qualquer política educacional do governo. Sinal disso é o fato de não terem participado da construção do plebiscito nacional pelos 10% do PIB para Educação Pública Já.

Por estes motivos os estudantes brasileiros tem se desligado da UNE e nesse processo foi fundado há dois anos a ANEL – Assembleia Nacional de Estudantes Livre! O objetivo desta nova entidade é congregar todos os estudantes que estão dispostos a se unir para lutar pela educação pública com independência política e financeira frente às empresas e ao Estado. Construindo ela pela base, confirmamos nosso respeito à opinião da maioria dos estudantes.

ESTAMOS ESPERANDO UMA RESPOSTA DO DCE
Na eleição do ano passado a ANEL fez parte da chapa “Tecendo o Amanhã”, que perdeu para a atual gestão “Nós Vamos Invadir Sua Praia”. Estamos ansiosos para ver como irão se posicionar e para saber se estavam ou não estavam nesta reunião. O reitor estaria desconsiderando a representatividade do DCE? Ou o DCE não está querendo divulgar esta discussão? A última possibilidade é muito séria, pois demonstraria a conivência deles a este processo que pegou a todos de surpresa.

TAMBÉM ESTAMOS MUITO DESAPONTADOS
Recentemente a Gazeta do Povo publicou uma entrevista com o reitor Zaki Akel Sobrinho. Ao ser perguntado sobre o que a universidade precisa, disse que ficava muito desapontado com aqueles que trariam interesses de fora para a universidade. Pena que tal senhor zeloso tenha conduzido escondido de todos os estudantes desde março do ano passado esse convênio no interesse de um banco multinacional. A última gestão do DCE, da qual também não participamos, ou igualmente não sabia ou conscientemente não quis divulgar a notícia.

O QUE ESSE CONVÊNIO SIGNIFICA?
Ignoramos também a necessidade de substituir a atual carteirinha que funciona com código de barras por um cartão com chip. Mas sabemos que o convênio com o Santander faz parte de uma concepção de educação, cujo objetivo é colocar a universidade não a serviço da sociedade, mas a serviço de determinadas empresas. O sonho destes senhores é que a universidade brasileira seja como a chilena: pública, mas nem de longe gratuita.

Nosso papel é defender a nossa universidade destes ataques. É extremamente preocupante a aprovação recente na Assembleia Legislativa de medidas de privatização dos serviços públicos, como as OSs (Organizações Sociais) e as PPPs (Parcerias Público-Privadas), sem falar nas tentativas de privatizar os Hospitais Universitários em todo o país.

Muitas dúvidas ficam sobre esta “aula” de democracia, mas não podemos deixar despercebida a relação clara entre a UNE, o Governo, o Santander e a Reitoria. Tão pouco se pode deixar de notar o apoio que a atual gestão do DCE teve por parte da direção da UNE nas eleições do ano passado.

Pois Afinal,

EU JÁ FALEI PRA REITORIA, EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA!

É OU NÃO É PIADA DE SALÃO? TEM DINHEIRO PRA BANQUEIRO, MAS NÃO TEM PRA EDUCAÇÃO!

NÃO SOU CAPACHO DO GOVERNO FEDERAL, SOU ESTUDANTE LIVRE DA ASSEMBLEIA NACIONAL!


Veja Também:

UFPR substituirá carteiras de identificação de estudantes e funcionários - Site da UFPR