terça-feira, 26 de junho de 2012

E a greve continua crescendo!

Essa greve nacional que continua se alastrando pelo país está cada vez mais forte! No último dia 20 de junho, cerca de 80 mil lutadores ocuparam as ruas do Rio de Janeiro exigindo do governo respostas ao caos na educação, saúde, meio-ambiente, transporte, segurança, etc. Não é por menos. Desde 2010, foram sucessivos os cortes nas áreas sociais, em especial, na educação pública.

 Ato no RJ dia 20/06

Dia 19 desse mês, estudantes de música da UFMG entraram em greve, dia 20 os professores da UFFS aderiram o movimento, essa semana os estudantes de Serviço Social da UFSC paralizaram suas atividades e ontem, dia 25, os professorem da UFRGS aderiram a greve. Esses fatos demonstram que nossa greve, felizmente, está numa crescente!
Apesar de Aloísio Mercadante dizer que a greve dos professores prejudica os estudantes, nós nos somamos ao movimento e reivindicamos nossas próprias pautas, necessidades do dia-a-dia, após a desastrosa implementação do REUNI.

Assim, para continuar fortalecendo esse movimento convidamos todas e todos a se somarem nas atividades semanais da greve e participarem das Assembleias Gerais, a próxima será nessa quarta-feira às 18h30. Tire o pijama e some-se a luta!



quinta-feira, 21 de junho de 2012

É HOJE: IV Assembleia Geral de Estudantes da UFPR

A delegação da ANEL chegou hoje do Ato Nacional em Defesa da Educação Pública realizado nessa quarta-feira no Rio de Janeiro e está preparada para ir a Assembleia Geral de Estudantes.
Convidamos todas e todos a participarem de mais esse momento importate para fortalecer nossa greve geral da educação.
Até lá!


terça-feira, 19 de junho de 2012

Todos ao Arraiá do Sabará!

Neste sábado, dia 23 a partir do meio dia, estará acontecendo a Festa Junina do Sabará (Cidade Industrial de Curitiba). Todos estão convidados a ajudar na construção do Movimento Popular em Curitiba e, claro, a festar.

O Sabará está encampando desde o início deste ano a luta por moradia. São trabalhadores que não aguentam mais esperar pela atenção do Estado e ver seu pouco dinheiro sendo gasto por toda a vida em algo que não poderão chamar de seu. Ocuparam um terreno abandonado a mais de trinta anos pela prefeitura, ou seja, que não cumpria sua função social. Foram expulsos com truculência pela polícia, porque Beto Richa (PSDB) e Luciano Ducci (PSB) querem que eles paguem aluguel para alimentar os lucros do setor imobiliário.

Assim como a ANEL, o Sinditest e o ANDES, os trabalhadores do Sabará participaram do I Congresso da CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular) este ano. Inclusive participaram da II Assembleia Regional da ANEL aqui em Curitiba, depositando a confiaça na construção do novo movimento estudantil por fora da UNE, que assim como a CUT, foi transformada em um braço do governo contra aqueles que lutam.

Acreditamos que todos os estudantes devem se somar na luta por moradia!
Vamos construir um novo movimento estudantil, aliado dos trabalhadores, dos movimentos populares e dos que lutam contra as opressões (racismo, machismo e homofobia)!

ARRAIÁ DO SABARÁ
Convites antecipados custam R$ 10,00 com direito a uma ficha de consumação de refrigerante, pipoca, cachorro quente, algodão doce, pinhão, quentão.

Onde: R. Lauro Shereiber, no campo de futebol atrás do Colégio Mansur. 
Como ir: No Terminal do Caiuá pegar o ônibus Vila Marisa (mas cuidado, pegue o Vila Marisa sentido Vila Marisa) e desça no ponto final. Suba a rua até encontrar um campo de futebol.
Para que?: Construir o movimento popular.

Convites antecipados com Karen (3042-4790 / 9857-7868)




terça-feira, 12 de junho de 2012

Quarta: III Assembleia Geral de Estudantes da UFPR

A greve geral na educação pública superior continua se alastrando por todo país!
No dia de ontem (11), em assembleia lotada no R.U Central, os técnicos-administrativos de nossa universidade votaram pelo início da greve, tornando o movimento mais unificado e fortalecido. Nós, estudantes livres, declaramos total apoio a luta dos servidores públicos federais, que se somam a uma luta nacional em defesa de uma expansão na educação pública com qualidade! Veja o calendário de greve dos técnicos.
Na última Marcha em Brasília, realizada no dia 5 de junho, estudantes de 40 universidades se manifestaram exigindo do governo federal o fim do REUNI e um investimento de 10% do PIB na educação pública JÁ! Além disso, foi aprovado um Comando Nacional de Greve para organizar essa luta.
Agora é hora da UFPR se somar a essa iniciativa! Amanhã em nossa Assembleia temos a grande tarefa de eleger dois delegados para compor esse comando, que deve ser democrático, controlado pela base, com seus mandatos revogáveis. Também aprovaremos a pauta geral que será negociada com a Dilma e com a reitoria. Assim, a pauta será:

1- Informes ( Técnicos, Docentes e Estudantes)
2- Aprovação da Pauta Estudantil
3- Aprovação da Comissão de Negociação
4- Comando Nacional de Greve

Saudações grevistas! ;)

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Marcha em Brasília: O movimento estudantil fazendo história!

No último dia 05 de junho, mais de 3.000 estudantes de todo o país estiveram em Brasília ao lado dos servidores públicos federais e docentes lutando em defesa da educação pública e por uma expansão com 10% do PIB pra educação! A delegação do paraná contou com 28 estudantes da UFPR, que se juntaram ao coro dos demais e marcaram presença nessa grande manifestação!
Veja abaixo o manifesto aprovado na plenária estudantil, que votou um Comando Nacional de Greve e um calendário unificado de atividades para transformar as lutas que estão ocorrendo em uma só!
Compartilhe também o informativo nº 1 sobre a Marcha em Brasília! Agora é greve geral em toda federal!



Bruna Ornellas, pelo comando de greve da UFPR

"Não quero tchú, nem quero tchá, eu quero 10% do PIB JÁ!"