Quem Somos?

POR UM MOVIMENTO ESTUDANTIL DEMOCRÁTICO, INDEPENDENTE E COMBATIVO!



A ANEL (Assembleia Nacional de Estudantes – Livre!) foi fundada em 14 de Junho de 2009 por ampla maioria do Congresso Nacional dos Estudantes, convocado para discutir a melhor saída para organizar as lutas dos estudantes com a degeneração da UNE e da UBES em defensoras intransigentes das políticas educacionais do governo federal. Os delegados deste congresso foram eleitos na base das escolas e universidades.

É fundamental que os diferentes DCEs, Executivas de Curso, Centros e Diretórios Acadêmicos e Grêmios, tenham uma articulação nacional para lutar. Nós, da ANEL, estamos fazendo essa batalha. A cada mobilização, o processo de reorganização do movimento estudantil se intensifica.

E esta reorganização só terá sucesso se retomarmos nesta nova entidade os princípios que a UNE abandonou: o movimento estudantil democrático, independente e combativo. Democrático porque as decisões devem ser tomadas a partir do que quer a maioria das pessoas na base. Independente porque o movimento estudantil não pode receber financiamento do Estado ou de empresas se quiser manter sua autonomia. Combativo porque é necessário lutar pela educação com qualidade e infra-estrutura.


VENHA CONSTRUIR A ANEL!
anelparana@gmail.com

ANEL CURITIBA